
histórias deliciosas dos heróis da minha terra
beijinhos de amor
JOSÉ RODRIGUES MAIONasceu na Póvoa de Varzim em 08/10/1817 e faleceu em 13/11/1884. Pescador, filho do povo, homem de grande coragem e abnegação, arriscou dezenas de vezes a sua vida para salvar a dos seus companheiros nos perigos das duras fainas do mar.
As suas proezas tornaram-se lendárias, tendo sido galardoado com a medalha de ouro da Real Sociedade Humanitária do Porto e com a mais alta condecoração do Estado, o Colar de Cavaleiro da Ordem de S. Tiago da Torre e Espada, colocadas pelo Rei D. Luís I, na presença da família real.
A colónia poveira no Brasil, com a colaboração do Clube Naval Povoense, erigiu no Passeio Alegre um monumento em sua homenagem, de autoria do escultor portuense Romão Júnior, inaugurado em 29/08/1909.
Como poveira adoro apanhar "beijinhos de amor" à beira mar! São raros mas no Inverno ainda aparecem alguns onde o mar enrola na areia, escondidos no sargaço.
Quando o Cego do Maio se deslocou a Lisboa para receber do Rei D. Luís I a mais alta condecoração, sendo um homem do povo e simples, tirou do bolso um lenço de assoar que embrulhava dezenas de beijinhos de amor e disse:
Sua Alteza tem aqui uma lembrança da minha terra para os seus cachopos....
Um destes cachopos seria uns anos mais tarde o Rei D. Carlos I!!!!!!!!!