quinta-feira, 27 de março de 2008

LA CATEDRAL DE CÓRDOBA


A SEMANA SANTA NA ANDALUZIA
Uns dias de férias no Sul de Espanha permitiram a visita à linda cidade de Córdoba.
Deambular pelo velho bairro judeu, uma visita à Catedral
(Mesquita) e passear no Alcázar de los Reyes Cristianos é imperdível.O tempo ajudou pois estava um lindo dia de sol e com uma temperatura agradável.

Chegados a Cordóba é obrigatório atravessar a Ponte Romana do século XIV.
Entramos então nas belas ruas demasiado estreitas e decoradas com ferro forjado. Carregadas de flores e muito bem arranjadas. (terça-feira da Semana Santa)





existem dezenas de lojas
com belas peças de prata criadas pelos joalheiros.
(comprar alguma coisa é obrigatório, as peças são lindas)




Começamos então a visita à Catedral. Deslumbrante, sumptuosa...........
A Grande Mesquita de Córdoba conta já com 12 séculos de existência.
No século XVI foi construída uma catedral no coração da mesquita, que foi parcialmente destruída.


O tecto é apoiado por mais de 850 colunas de mármore, granito e jaspe. Muitas delas foram retiradas de construções visigóticas e romanas.
O efeito visual é espectacular.






ARCOS E PILARES

Senti-me pequenina ao visitar esta Monumental Catedral. O tesouro é maravilhoso e rico.
A seguir um passeio pelos jardins do Alcázar de los Reys Cristianos.
Palácio-fortaleza construído no séc. XIV com belos terraços de água.





Depois de visitar todas estas maravilhas devo referir também que o apetite foi sendo saciado com algumas visitas às emblemáticas Tabernas andaluzas, onde se podem comer umas tapas, os pinchos, os bocadillos e p'ra beber.............una copa de vino! (ou várias...).

Quando tiverem oportunidade visitem Córdoba.
Eu hei-de voltar para ir a um tablao assistir a um espectáculo de flamenco.
FLAMENCO, A ALMA DA ANDALUZIA

3 comentários:

Anónimo disse...

Só há dois anos é que conheci a Catedral/Mesquita de Córdoba e devo dizer que fiquei impressionado com a grandeza e riqueza deste fantástico espaço onde se misturam culturas tão diferentes . Na mesma altura visitei também o Alhambra , em Granada , que só por si mais do que justifica o passeio à Andaluzia .
Esta e outras experiências cada vez mais sedimentam em mim o desejo de me deixar de viagens pelo terceiro Mundo e concentrar-me em exclusivo no muito que a Europa tem para oferecer , seja em paisagens seja em Cultura .

Anónimo disse...

Numa primeira e breve surtida por
aqui, logo tive oportunidade de rever algo de Córdoba, como os
magníficos Páteos Andaluzes, a
Mesquita etc., onde estive apenas
em 1969, quando do passeio dos finalistas da Escola Rocha Peixoto,
e ainda as venerandas figuras do
Dr. José Sá e do meu grande amigo, Dr. Joaquim Godinho.
Grato pela gentileza, voltarei com
mais vagar.
a) Cereja.

Anónimo disse...

MANA: viajar é bom e como bem sabes para mim é Muito Bom. Visitar Córdoba foi conhecer mais um dos pontos que tenho assinalado no meu mapa (e são tantos...)e foi superior ao que eu tinha imaginado.
Córdoba é linda! A companhia era excelente, e melhor ficou quando quando as 3 damas ficaram em "liberdade" para ver montras, ver ruas, ruinhas e ruelas,passear pelos belos jardins e fontes do Alcázar e bater fotos sem conta. Só tive pena de não termos tido tempo de ir ver o Museo Taurino e o Manolete ... fica para a póxima. Já tenho a cabeça a funcionar...o pior é convencer o maridinho ... o melhor é ir!