terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

CAMÉLIAS DA QUINTA VILAR DE MATOS

o zangão na camélia

Esta é a trepadeira Bemvinda que nas noites
de verão perfuma a entrada da quinta



A TVI entrevista


Este artigo é dedicado à minha amiga Lourdes, apaixonada por plantas e flores!
No jantarinho que o casal Bourbon ofereceu aqui em casa, a um grupo de amigos, a Lourdes vinha como sempre charmosa trazia na lapela uma Camélia...........
Quando na segunda-feira entrei na Quinta fiquei deslumbrada com o espectáculo!
Aconteceu que a TVI estava a entrevistar os donos da Quinta e à sua volta estavam
mais de mil espécies de camélias.............
Desta vez, a meu pedido, não fui entrevistada!
Eu e o Francisco visitamos a quinta, aproveitando eu para fotografar tudo o que de lindo
nos rodeava. A história sobre a paixão deste casal pelas camélias tem vindo nos jornais e vai agora ser contada pela TVI. Não é essa que eu vou contar.
Quando nos preparavamos para sair, a D. Filomena com toda a beleza dos seus setenta e poucos anos, logo nos mostrou ser uma pessoa muito especial.
Presenteou-nos com a história de "e foram felizes para sempre", já lá vão 52 anos!
A D. Filomena é natural do Marco de Canavezes, mas com os tempos difíceis de meados do século passado, cedo foi trabalhar para um talho na cidade do Porto. Perto havia um quartel e de lá vinha todos os dias o Sr. Curval levar a correspondência ao correio.
Foi amor à primeira vista!
Ainda hás-de ser minha!! - dizia ele.
E vai ser lindo tu casado e eu uma menina!! - dizia ela
E o romance lá ia andando, até que a D. Filomena, na dúvida, escreveu ao padre da freguesia do Sr. Curval, na Junqueira, para saber que tipo de rapaz era aquele???
A resposta não podia ser melhor. Sossega rapariga, é família de poucas posses mas muito honesta e o Paulino é solteiro.
A partir daí procuraram uma casinha pequenina para viverem, os dinheiros eram curtos!
Mas era preciso casar. Filomena rapariga despachada, e que sabia o que queria da vida, falou com o padre de Ramalde.
Padre quero casar mas não temos dinheiro - disse Filomena. O padre coçou a cabeça e disse que os casava na segunda-feira, na missa das oito da manhã.
Quando o Paulino chegou ela irradiava felicidade e disse-lhe que casavam segunda-feira.
Ele olhou para ela admirado e disse-lhe:
mas eu arranjei hoje emprego e começo na segunda-feira.!!!!!!!!!!!
Acreditem casaram mesmo e a seguir foram trabalhar! Mas nessa noite ainda conseguiram fazer uma pequena festa na sua humilde casinha.
Toda esta história foi contada com um brilhozinho nos olhos e tenho a certeza com a mesma paixão de há 52 anos.
Construiram uma vida linda, têm 3 filhos, 5 netos, casas no Porto e esta Quinta linda e uma vida com muita qualidade. Não há dúvida, são felizes para sempre.
Esta Quinta foi comprada pelo casal, mais tarde restaurada e não admira que, existindo no mundo 1400 espécies de camélias o casal Curval tenha 1310. As flores precisam de amor.
Eu acho que é este o verdadeiro segredo das Camélias da Quinta Vilar de Matos.









3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Aurea, uma jornalista não faria melhor reportagem .
Conheço o local, e é realmente muito lindo.

Anónimo disse...

Obrigada pelas tuas palavras . Gostei muito do texto e do teu blogue , que está muito feminino .
Beijos , Lourdes

Anónimo disse...

MANA: a menina tá um espanto a fazer reportagem. Já pensou escrever um romance??? Olhe que é o que está a dar. Pense nisso no tempo livre da sua reforma...BJS