sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

DIANA-BAR ANOS SESSENTA

Passeio Alegre e Diana-Ba

















Diana-Bar - Setembro 1967
Foi neste local que este casal de namorados trocou juras de amor para toda a vida!
Este desenho foi feito há "41 anos" pelo Miguel Loureiro,
que é hoje um arquitecto bem conhecido na cidade da Póvoa.
(aqui na manhã de 11/9/67 começou José Régio a escrever o romance A Velha Casa, que ficou inacabado)

Diana-Bar local emblemático de encontros e tertúlias.
Foi ali que José Régio escreveu esta carta para Flávio Gonçalves.

Vila do Conde,15/7/68
Meu caro amigo
Este papel de Vila do Conde parte realmente do Diana-Bar da Póvoa.
De aí a esferográfica, - impossível trazer tinteiro de latão e pena de pato para o Diana-Bar.
E se não fossem estas manhãs aqui, junto da vidraça e com o céu e o mar à vista, a minha
correspondência andaria ainda mais atrasada, e a minha obra adiantaria muito menos................
(excerto do Itinerário Fotobiográfico José Régio de Isabel Cadete Novais. Maravilhoso livro que me foi oferecido pela autora.)
(coincidências: A minha escola chama-se Flávio Gonçalves e fica na rua José Régio)


Quem não se lembra também dos famosos bailes do Diana-Bar abrilhantados pela música do conjunto os Kondes (nas fotos antigas não tenho os 4 Kondes)
Lindos!

6 comentários:

Anónimo disse...

Alguém falou em Brad Pitt ? A sorte dele foi ter aparecido uns anitos mais tarde ... Nos "swinging sixties" , ele seria literalmente esmagado pelo charme incendiário destes "Kondes" .

DE-PROPOSITO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DE-PROPOSITO disse...

Olá.
E imaginei-me visitando esses lugares. Nunca andei por aí (por esses lugares). Pode ser que ainda 'aconteça'.
Fica bem.
Felicidades.
Manuel

Anónimo disse...

Esta cidade está em profundas remodelações.
Está ainda mais bonita.
Merece ser visitada.
Obr.pela visita
A poveira

Anónimo disse...

Aurea , onde foste encontrar essa fotografia , de tão velhinha certamente que foi no fundo do baú .

José Cunha.

Anónimo disse...

A minha "moura" ficou encantada com a referência à sua fotobiografia,tendo em conta a referência a José Régio, ao Diana--Bar e ao Professor de História de Arte - Flávio Gongalves!
E eu achei "piada" à foto dos Kondes. Realmente, o Zé Guedes tem razão, isto é, o Brad Pitt se existisse nessa época... seria esmagado pelo "charme" desses nobres e "belos" rapazes! O mal deles foi terem nascido na época errada e no local menos apropriado. Se tivessem nascido nos States... teriam êxito assegurado. Assim, nesta velha parvalheira e sem instrumentos adequados, que mais poderiam eles fazer? De uma coisa estou certo: todos eles tinham talento! E não os elogio apenas porque sou amigo deles, se o digo é porque sinto o que estou mesmo a afirmar. E mais acrescento; apetecía-me dizer que vivíamos num país de merda, mas como sou educado... não o digo!